Corte de energia por falta de pagamento é liberado a partir de 1º de agosto

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 31/07/2020 às 18h30
569

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou que as distribuidoras, no caso da Equatorial, no Piauí, podem voltar a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir do dia 01 de agosto. A exceção será para famílias de baixa renda, que estão inseridos na Tarifa Social. Quem estiver inserido no programa, terá o fornecimento mantido até o fim de 2020, mesmo se não conseguirem pagar as faturas.

Ainda de acordo com a Aneel, as empresas precisam avisar aos consumidores sobre a retomada dos cortes de fornecimento de energia. Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro proíbe o desligamento de serviços públicos nas sexta-feiras, sábados, domingos, feriados e no dia anterior ao feriado.

A agência decidiu ainda que as empresas devem retomar, a partir de 1º de agosto, o atendimento telefônico humano e também o atendimento físico nas lojas presenciais, caso não haja impedimento determinado pelas autoridades locais.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.