Conecte-se conosco

Esportes

Corinthians goleia Ponte e vai para Itaquera com título na mão

Publicado em

Rodriguinho comemora seu gol, o primeiro do Corinthians durante o jogo contra Ponte Preta, em Campinas (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress)

Rodriguinho comemora seu gol, o primeiro do Corinthians durante o jogo contra Ponte Preta, em Campinas (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress)

Em clima de nostalgia pela repetição das finais históricas de 1977 e 1979, o Corinthians garantiu neste domingo vitória de 3 a 0 sobre a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Com dois gols de Rodriguinho e um de Jadson, a equipe comandada por Fábio Carille jogará na Arena Itaquera, no próximo domingo, o jogo decisivo com a vantagem sobre o time campineiro, que terá de fazer no mínimo três gols de diferença para levar a partida para os pênaltis e manter a chance de ganhar o seu primeiro título em 117 anos de história.

O Corinthians, ao contrário de outras partidas em que ficou no campo de defesa esperando o contra-ataque, teve postura diferente desta vez, pelo menos no começo do primeiro tempo. Pressionou a Ponte, com boa movimentação ofensiva, e, aos 17 minutos do primeiro tempo, fez o primeiro gol, com troca de passes entre Romero e Jô, que deixou Rodriguinho em ótimas condições para finalizar. O alto rendimento dos corintianos não durou muito e a Ponte começou a ter a posse de bola a partir dos 20 minutos, com algumas investidas ao ataque mas sem maiores problemas para o goleiro Cássio.

No segundo tempo, o Corinthians matou a partida. Aos 13 minutos, Rodriguinho fez jogada individual, passou por dois marcadores, e tocou para Jadson no canto direito da grande área para chutar e fazer o segundo gol. A Ponte teve em seguida duas oportunidades para empatar a partida, com Clayson e William Pottker, mas ambas foram desperdiçadas. Aos 34 minutos, Rodriguinho, o melhor jogador em campo, apareceu mais uma vez para fazer o terceiro gol do Corinthians e decretar a vitória.

Histórico

Há 40 anos, o duelo entre Corinthians e Ponte Preta, na final de 1977 – primeiro encontro dos times em uma final de campeonato – é um dos momentos mais icônicos do futebol brasileiro e, para os corintianos, talvez o mais emblemático por ter quebrado o jejum de 23 anos sem títulos – o último havia sido o Paulista de 1954. Na época, a final do Campeonato Paulista era decidida em três jogos – todos realizados no estádio do Morumbi naquele torneio.

O Corinthians venceu o primeiro por 1 a 0, perdeu o segundo por 2 a 1, de virada, e o terceiro ficaria efetivamente na memória com o fatídico gol de Basílio, em um bate e rebate na área, que garantiu a vitória por 1 a 0 ao Corinthians e o título do Paulista de 1977. Vale lembrar que a Ponte Preta era favorita na época por ter um elenco de peso formado por jogadores como Oscar, Polozzi e Dicá. A euforia pelo fim da seca foi tanta que a torcida repetiu a cena da classificação à final do Brasileirão do ano anterior, quando o Corinthians venceu o Fluminense nos pênaltis, em pleno Maracanã, e os alvinegros invadiram o gramado para festejar a ida à decisão.

No Campeonato Paulista de 1979, deu Corinthians novamente. Com os reforços de Sócrates e Biro-Biro, que depois virariam ídolos do clube, a equipe da capital venceu o primeiro jogo por 1 a 0, o segundo ficou empatado em 0 a 0 e o terceiro mais uma vitória corintiana por 2 a 0.

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana