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Piauí

Contas de energia agora trazem informações de como denunciar violência doméstica

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Em uma ação de colaboração com o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), Equatorial Energia Piauí passa a promover o canal de denúncias “Ei, mermã, não se cale”, que entrou em vigor, nessa quinta-feira (09.maio).

O protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica, permitindo que mulheres vítimas ou testemunhas relatem agressões, de forma prática. Disponível nos talões de energia, o canal inclui o número de WhatsApp 0800-000-1673, que funciona 24 horas, com atendimento psicossocial para receber denúncias de violência física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial contra as mulheres.

“Isso é importante para que a gente avance no Piauí contra o ódio às mulheres, por um Piauí sem misoginia, para que as mulheres continuem vivas e saiam desse ciclo de violência que é tão constante na vida delas”, declara a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Ela explicou que o canal de atendimento proporcionará às mulheres dos 224 municípios acesso, oferecendo acolhimento por profissionais de assistência social e psicologia. “Essa iniciativa da empresa Equatorial fortalece as mulheres e contribui na prevenção à violência. Isso demonstra que é uma empresa que tem comprometimento com as mulheres”, pontua a gestora.

De acordo com o gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, esse é um mecanismo que permite às mulheres serem estimuladas a denunciar violências praticadas contra elas. “É uma estratégia alinhada com os valores e práticas de responsabilidade social do grupo Equatorial. Como distribuidora de energia, entendemos que temos uma função social importante, e, estando presente todos o meses nos lares de cada piauiense, podemos chegar com mensagens importantes”, conta Milhomem.

Recentemente, o governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 8.269, que estipula que as concessionárias de serviços públicos no estado do Piauí devem incluir nas faturas de consumo os contatos de serviços de emergência, denúncia e atendimento em casos de violência doméstica e familiar.

*Ccom/Gov/PI

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