Conecte-se conosco

Saúde

Como manter a mente ativa sem sair de casa

Publicado em

Não é só o nosso corpo que precisa de exercícios diários, a mente também é peça-chave para uma boa saúde. Os pequenos estímulos no dia a dia são valiosos para dar energia ao cérebro, sem precisar de cursos complexos ou longos períodos de ativação. Uma mudança pequena na rotina dentro de casa já é suficiente para ganhar benefícios de bem-estar.

Nos últimos anos especialistas já têm voltado mais o olhar para o treino dos neurônios, em paralelo aos músculos. Conheça algumas maneiras de manter a mente ativa:

Esteja em movimento

A prática esportiva ativa o cérebro ao colocar o corpo em movimento e relaxar a mente. O fator de botar o sistema cardiovascular para funcionar também faz com que chegue ao cérebro mais oxigênio e glicose, eliminando toxinas. Assim, é possível reter mais informações e desenvolver as funções cognitivas.

Os treinos funcionais são ótimas escolhas para quem está em casa. No entanto, para quem não tem um plano de treinamentos, sair um pouco da cama, poltrona ou sofá já é uma iniciativa para se manter ativo. Organizar a casa, fazer uma limpeza, dançar e se alongar são atividades simples que ajudam a manter a mente exercitada. Estar em movimento ainda desperta benefícios para a memória.

Estimule o raciocínio

Ter um baralho pode diversificar as ações diárias, estimulando a mente com jogos de cartas. Sozinho ou jogando com mais pessoas, há muitas opções. No Brasil, paciência, truco, buraco e canastra são tradicionais, porém outras variações para raciocínio também são divertidas, especialmente montando estratégias e ativando a memória, com uno, poker e blackjack. O legal é que também dá para praticar online em diferentes dispositivos.

Outros jogos também trabalham partes importantes do cérebro como xadrez, damas, jogo da velha, dominó e demais games de tabuleiro. Os passatempos, como o próprio nome já é sugestivo, ajudam muito no dia a dia: palavras cruzadas, caça palavras, jogo dos 7 erros, jogo da memória. Quebra-cabeças também é um dos preferidos de quem joga em casa, especialmente em família. E o cubo mágico se tornou um desafio para muita gente.

Faça uma atividade relaxante

Ao mesmo tempo que nossa mente precisa ser exercitada, ela também precisa de momentos de prazer e relaxantes para equilibrar com o estresse. Desconectar-se um pouco de exercício mentais ativa outras zonas do cérebro. Ler um livro despretensiosamente sem o objetivo de estudo ou informação, escrever, ouvir uma música, cantarolar, pintar, bordar, fazer uma escultura, cuidar das plantas, tudo isso estimula a mente de forma mais sensível, permite sentir experiências que podem ser reproduzidas com as lembranças e marcar momentos do cotidiano.

Explore novas habilidades

Desafiar-se, sem pressão, é um ótimo incentivo para a mente. Aprender coisas novas exercita a mente e ainda desenvolve novas habilidades, que podem permanecer como hobby ou até mesmo ajudar nas tarefas diárias. Estudar um idioma ou tocar um instrumento são aprendizados que melhoram a memória, propiciam mais concentração e aguçam os sentidos humanos.

Alguns tentam vencer a barreira da tecnologia aprendendo a utilizar ferramentas digitais. Muitos encontram na culinária o exercício diário de desafio, conhecendo novas receitas e cuidando para que consigam executá-las, além de agradar o paladar, é claro. As combinações na cozinha podem ser infinitas e as equações dos ingredientes estimulam a mente. Cada um pode encontrar a sua motivação em casa.

Tenha um bom sono

Cuide para ter as condições ideais de bom sono: pouca luminosidade, menos ruídos, colchão e travesseiros ideais, distância de aparelhos eletrônicos. Apesar de representarem distrações, os dispositivos podem ser aliados para uma boa noite de sono quando bem utilizados seus recursos. Existem, por exemplo, aplicativos que monitoram o sono e ajudam a dormir.

Uma boa alimentação rica em nutrientes essenciais fornece força ao corpo e mente. Mas ele também precisa descansar. E essa associação de bons hábitos com dormir bem é fundamental para repor energias. Enquanto a pessoa repousa o organismo trabalha para equilibrar os sistemas neurológico, nutricional, muscular, imunológico e hormonal. Quando acorda, tudo isso faz com que tenha um melhor desempenho e uma mente mais forte e ativa para enfrentar o dia.

Publicidade

+ Acessadas da semana