Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Como discutir a relação sem brigar

Publicado em

Apesar da má fama da DR, uma boa conversa faz bem ao relacionamento. Veja como tratar assuntos como sexo, dinheiro e manias sem estresse

Dinheiro

Morar junto significa muito mais do que dividir o teto, a cama e o espaço no armário. A partir de agora, as contas da casa são responsabilidade dos dois. Falar sobre dinheiro é zero romântico, a gente sabe. Mas compartilhar o banheiro também e vocês fazem isso. DR já! Diga: “Eu ganho esse valor. Com quanto você pode contribuir?” “Se o salário de um é maior do que o do outro, não faz mal pagar mais”, diz o educador financeiro Mauro Calil, gerente-geral do Instituto Nacional de Investidores, em São Paulo. Mas os dois terão de se adequar à nova realidade. Se você é viciada em sapato, vai precisar passar por um detox. Da mesma forma que ele terá de pensar duas vezes antes de comprar um modelo novo de iPhone. Ninguém precisa desistir para sempre de comprinhas que fazem bem à alma (e ao humor) de vez em quando. Depois de calculadas todas as despesas fixas em conjunto, vejam quanto sobra. Determinem um valor a ser gasto por semana e andem com essa quantia na carteira.

Sexo

Com um mês de namoro, o tesão era tão grande que quase dava para tocar. Mas depois de um tempo foi diminuindo… Calma, isso não significa que o amor acabou. Talvez seja bom tocar nesse assunto. Nesse caso, é melhor ser mais indireta. Fale de maneira sutil, como se a conversa principal não fosse essa. Quando tiverem uma transa incrível, por exemplo, comente no dia seguinte: “Ontem foi perfeito, vamos repetir sempre!” Outra ideia é durante um jantar romântico comentar quanto você adora transar com ele e quer colocar isso cada vez mais em prática. E não custa relembrar: nada de papo sobre sexo na hora H.

Hobbies

Não tem jeito, aqui a regra número 1 é ceder! Você é da madrugada, não recusa uma balada. Já o gato ama acordar às 6 da manhã para andar de bike. Ninguém precisa fingir ter outra personalidade. “Um casal que dá certo não fica tentando mudar o outro”, diz Amaury Mendes Júnior, professor de sexualidade da UFRJ. Mas vocês vão ter de se esforçar para entrar em um acordo se quiserem ser um casal. Uma maneira divertida de fazer isso é propor a regra do “Eu exijo por um ano”. Cada um tem direito a pedir que o outro faça três coisas. E recusar não é uma opção.

Publicidade

Manias

Antes de decidirem morar na mesma casa, estava tudo bem. Mas bastou dividir o teto que as manias dele começaram a aparecer (alguém pede para virem escritas no contrato de casamento, por favor?). O gato conhecia bem a sua neura com organização, mas não achou que ela fosse chegar à gaveta de cuecas. Você sabia que ele costumava dormir com a TV ligada, mas nunca imaginou que uma semana seguida com aquela luz piscando fosse detonar o seu sono — e humor. Só temos a exata dimensão de como o outro é quando compartilhamos a mesma rotina. Uma DR preventiva é a melhor solução para evitar problemas. Explique que adora verduras hidropônicas, mas não vai abrir mão de comer junk food de vez em quando. Fale que só vai organizar as cuecas quando a sua ajuda for pedida.

Conselhos

Quando a pessoa que amamos tem um problema, nosso primeiro impulso é querer ajudar. Mesmo que você pense em uma solução perfeita, controle a sua ansiedade na hora da DR. Um comportamento óbvio, a seu ver, nem sempre será a primeira coisa a passar pela cabeça dele. “Para ser realmente útil, é preciso pensar como se fosse o outro, não fazê-lo encarar o mundo com o seu olhar”, diz a psicóloga Lucianne Secco, de São Paulo. Se o gato é tímido, fale algo como “Eu sei que é difícil, mas tente se soltar um pouco mais na hora de dar a sua opinião”.

Privacidade

Publicidade

Mesmo morando na mesma casa, é possível (e necessário) ter um momento a sós com você. E sem precisar sair: pode ser só para ler um livro, ver seu seriado predileto ou ficar no WhatsApp com as amigas. Uma DR basta para não ter de dar explicações toda vez que estiver a fim de ficar na sua. Uma boa maneira de começar essa conversa é dizendo que adora a companhia dele, mas que, de vez em quando, precisa ficar quietinha. Negociem os espaços: o quarto é seu e a sala está liberada para ele jogar videogame! Se o problema for desconfiança, conversar é a melhor saída também. Comece assim: “Há algo que queria me contar? Estou sentindo um clima diferente entre a gente”.

Frases proibidas”A culpa foi sua!”, “Só eu me esforço…”, “Você faz tudo errado”, “E tem mais…”, “Lembra daquela vez…”, “Tô cansada de…”, “Você nunca me escuta”, “Não vou repetir…”, “Eu já falei mil vezes…”, “Não admito isso…”

*Fonte: MdeMulher
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana