Colapso hospitalar no Piauí: 213 pacientes aguardam por leitos no estado

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 30/03/2021 às 09h30
843
(Foto: Reprodução)

O superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, informou durante entrevista à TV Cidade Verde, que toda a rede hospitalar do Piauí está colapsada, com exceção da região de Bom Jesus, e que há 213 pacientes à espera de leitos clínicos ou de UTI, sendo que 141 pessoa aguardam por leito de UTI no estado.

Diante da situação, o Governo do Estado suspendeu por tinta e dois dias, a contar do dia 29 de março de 2021, as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais nos hospitais da rede pública. Com a determinação ficarão mantidos apenas os procedimentos ambulatoriais de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos.

“Existe o feriadão de Semana Santa, mas nossa rede está colapsada. A única que está com 75% é Bom Jesus. A rede estadual, municipal e federal está colapsada. Faço um apelo para que se cumpram as normas da Vigilância Sanitária para ver se diminui a mortalidade e transmissibilidade do vírus. Temos 62 pacientes na Capital que precisam hoje de leito de UTI e não temos”, disse o superintendente.

O médico fez mais um apelo para que a população fique em casa durante o recesso sanitário que se estende até o domingo (04).

Confira a entrevista:



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.