Chesf abre duas comportas da Barragem de Boa Esperança

barragem chegou a 87% da capacidade e com esse volume é preciso liberar uma parte da água para ter uma capacidade reserva em caso de cheias, que é de 15%. O objetivo é chegar aos 85% da capacidade e ter essa reserva.

08/04/2019 às 12h08
1276
(Foto: Reprodução)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) abriu duas comportas da Barragem de Boa Esperança neste domingo (7). Cerca de 200m³/S estão sendo liberados desde às 12h de ontem. A barragem chegou a 87% da capacidade e com esse volume é preciso liberar uma parte da água para ter uma capacidade reserva em caso de cheias, que é de 15%. O objetivo é chegar aos 85% da capacidade e ter essa reserva.

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a abertura das comportas não significa risco de enchente para as cidades. Com o nível do rio Poti baixando, localidades que ficam abaixo de Teresina não devem sentir tanto.

O posto fluviométrico de Luzilândia continua a apresentar nível superior ao de inundação com previsão de chegar a 6,08 m, 38 cm acima da cota de inundação, na madrugada desta segunda-feira (8). E, devido ao aumento da vazão do rio Parnaíba abaixo de Teresina, a tendência é que o nível continue subindo nos próximos dias.

A água liberada neste domingo em Boa Esperança só deve chegar a Teresina, por exemplo, em 48 horas.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.