Conecte-se conosco

Piauí

Casos de dengue cresceram mais de 300% no Piauí em 2019

Publicado em

Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. (Foto: Pixabay/Divulgação)

A Secretaria de Saúde do Piauí informou que os casos de dengue cresceram 332,7% no estado de 2018 para 2019. Até o momento, o órgão alegou que já foram mais de 7 mil casos registrados.

O aumento significativo de pessoas infectadas foi devido ao número de casos registrados no ano passado. Para o supervisor de Entomologia da Sesapi, Oscimar de Alencar, 2018 foi um ano atípico para o Estado, visto que a média de pessoas infectadas costuma ser de 7 a 8 mil e, no ano passado, foram registrados menos de 2 mil casos.

“Nós temos que observar um aspecto interessante que é a normalidade que nós temos visto, ao longo dos anos, do número de casos notificados no Estado. Ela gira em torno de 7 a 8 mil casos, normalmente, nos anos que nós consideramos relativamente tranquilo. Como em 2018 foram menos de 2 mil casos de dengue e nesse ano nós já temos mais de 7 mil, então esse valor é expressivo em relação a 2018, que foi um ano atípico no sentido positivo”, comentou.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o tipo viral da doença. Para o supervisor da Semar, o crescimento do número de casos se dá também pela falta de limpeza nos municípios. “Nós percebemos que, quando os gestores municipais relaxam em relação ao lixo do município, isso traz uma maior disponibilidade de lixo, ou seja, uma maior disponibilidade de ambientes onde o mosquito se reproduz, aumenta o número da população de mosquitos e, como consequência, cresce o número de casos”, afirmou.


Com informações do G1

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana