Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Brasil chega à liderança de produção de soja com participação do Piauí

Publicado em

O Brasil alcança ainda este ano o patamar de maior produtor mundial de soja. A produção brasileira deve crescer 14%, passando de 66,3 milhões de toneladas na safra 2011/2012 para 83 milhões de toneladas. O crescimento da produção do grão no Piauí e a abertura de novas fronteiras agrícolas, segundo especialistas, são fatores que favorecem o novo ranking mundial.

O Piauí, em 2012, colheu 1.263 milhão de toneladas de soja no Cerrado piauiense, a área de plantio passou de 383,6 mil para 444,6 mil hectares. Os números são do 12º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira, a liderança brasileira também deve ser conquista em consequência da quebra de 20% da safra do grão nos Estados Unidos, que era o maior produtor do mundo. Em nota, a associação explica que os produtores de soja de todo o país serão beneficiados com a rentabilidade da lavoura com a valorização da soja. “Os preços do cereal estão em patamares recordes, com a quebra da safra americana os brasileiros serão beneficiados e terão lucratividade garantida para a safra de 2013”, explica.

A Soja é o principal produto agrícola do Piauí. De janeiro a agosto o valor comercializado ultrapassou US$ 46,6 milhões. A China aparece como o principal importador do grão piauiense. Para o economista Manuel Moedas, da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro), com o crescimento da safra a exportação do grão vai continuar em evidência durante todo o ano. “O principal produto da pauta de exportação nesses primeiros seis meses do ano foi o grão de soja, como em outros momentos no quadro de exportações do Estado, no entanto, em níveis de crescimento, o algodão teve bom desempenho com um aumento que chegou a 62.072%. Provavelmente este será o cenário do semestre seguinte com destaque para a produção no Estado”, finaliza.

Josué Nogueira/divulgação
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana