Conecte-se conosco

Notícias

Aplicativos Descentralizados: O que são e como aproveitá-los

Os aplicativos descentralizados estão em alta e podem representar uma estrutura importante para a manutenção da economia. Entenda detalhes sobre esse tipo de aplicativo.

Publicado em

A ascensão dos aplicativos de jogos descentralizados: visão geral de 2024

Os aplicativos são, em sua maioria, centralizados e direcionados para uma única empresa, como é o caso do 777bet, instagram ou twitter. Porém, isso estava frustrando muitas pessoas ao longo dos anos, que não sabiam como lidar com a falta de autonomia e poder nas mãos de poucos. Com isso, surgiu o movimento dos aplicativos descentralizados, que buscam dar liberdade ao usuário.

Pouca burocracia, sem censura, flexibilidade e transparência são as principais características dos DApps. Isso torna eles muito atrativos, o que é ótimo, visto que contribuem fortemente para a evolução e manutenção da economia digital. Em 2023, houve um aumento de 124%, segundo relatório do DappRadar.

O que é um DApp? Conheça o Aplicativo descentralizado e seu funcionamento

Os DApps são aplicativos descentralizados, eles se assemelham muito a aplicativos comuns e podem ser instalados normalmente em smartphones ou computadores. O seu principal diferencial é o fato de que eles não pertencem a uma única instituição ou empresa.Enquanto a maioria dos aplicativos é gerido por poucas pessoas, que decidem como ele vai funcionar e quem fica e quem sai da plataforma, nos DApps a liberdade é quem comanda, isso porque neles você estará em um aplicativo aberto (descentralizado) e de código aberto.

Existem, hoje, dezenas de DApps para conhecer e aproveitar. A maioria deles movimenta a economia digital, trabalhando com criptomoedas, assim, você pode baixar um DApp que lhe dará acesso a carteiras digitais, bancos de dados e até mesmo alguns que te recompensam com criptomoedas pelo seu uso. O uso flexível dos DApps é uma grande vantagem, mas quando falamos de economia, eles se mostram muito mais importantes.

Nos DApps é possível reunir blockchain com lazer e dia a dia. Os blockchains são, em resumo, blocos criptografados e servem para mostrar dados e contribuir para transações com criptomoedas, são peças importantíssimas em qualquer transação feita com qualquer criptomoeda no mercado. Para além das criptomoedas, os blockchains também podem atuar armazenando dados de diversos outros contextos, em geral, DApps são armazenados e protegidos em blockchains.

Os usuários dos aplicativos descentralizados recebem fichas digitais em forma de tokens, eles servem para controlar, de certa forma, quem entra e sai e mantém o ambiente sempre organizado. Além disso, são eles que vão garantir que, após algum tempo, você receba criptomoedas como recompensa. Baixar DApps pode ser visto, por muitos, como uma forma de fazer mineração de criptomoedas.

Vantagens de ter um aplicativo descentralizado: Porquê DApps ficaram tão populares no Brasil

Muitos já começam a ver o potencial que DApps tem num país como o Brasil, afinal, quem não gostaria de um aplicativo onde você tem maior controle e menos burocracia. No DApp você também nunca será pego de surpresa com uma nova atualização, qualquer mudança no código e alteração no DApp deve ser aprovada por todos os seus membros antes de ser executada. Melhor que isso, qualquer um pode fazer a sugestão de modificação que quiser, utilizando o código aberto do DApp.

Os DApps são recentes, mas já em 2022 já contavam com 2,4 milhões de usuários, segundo o relatório do DAppRadar. Um dos principais atrativos do DApp é a possibilidade de utilizá-lo como fonte de mineração de criptomoedas. Você pode, constantemente, ser recompensado ao baixar e utilizar algum DApp, muitos deles, inclusive, se assemelham a redes sociais e possuem diversos adeptos, mas também podem ser muito utilizados para negócios

Qualquer um pode criar um DApp

O código livre e o espaço aberto são alguns dos benefícios desse tipo de aplicativo. Qualquer um pode criar o seu próprio aplicativo descentralizado, não é preciso um intermediário e não há censura ou burocracia envolvida. Você sempre pode aproveitar o espaço aberto e livre para desenvolver suas ideias e começar a sua jornada, seja individualmente ou com a sua empresa.

Muito mais seguro que apps comuns e centralizados

A invasão e roubo de dados em um DApp é praticamente impossível de ser executada. Na verdade, se algum hacker quiser roubar algo num DApp, ele terá que invadir cada um dos aparelhos conectados nesse aplicativo, uma vez que os seus dados são compartilhados e para todos. A proteção do blockchain gera ainda mais conforto, uma vez que ele é criptografado e são exigidos tokens para acessar os DApps.

Não depende de fatores externos

Um DApp não está armazenado em uma estrutura física enorme, como um data center. Por esse motivo, um desastre natural, incêndio ou queda de energias não é capaz de fazer com que o DApp se perca nem por um instante. Isso gera mais tranquilidade para os usuários, possibilitando que eles usem os DApps em qualquer situação.

Incentivos significativos para os usuários engajados nos DApps

Por ter o código aberto, o DApp, por si só, já incentiva o envolvimento do usuário na construção da plataforma. Qualquer um pode ajudar, melhorar, contribuir ou fazer alguma alteração que queira. Além disso, recompensas financeiras são oferecidas aos usuários, como uma mineração de criptomoedas. Essa recompensa pode ser por diversas ações, como modificações de código, atualizações e até mesmo apenas o uso constante do aplicativo.

Transparência total e acessibilidade

No blockchain  é possível conferir todos os dados a respeito das transações realizadas, garantindo total transparência do aplicativo, sempre te deixando a par do que está sendo feito. A verificação de dados e operações contribuem, e muito, na hora de garantir mais segurança e evitar quaisquer tipos de fraudes.

Publicidade

+ Acessadas da semana