Conecte-se conosco

Notícias

Agricultor de Esperantina é referência em agroecologia no Piauí

Publicado em

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), organização não governamental que atua na região norte do Piauí, realizou neste sábado e domingo (14 e 15) em Pedro II uma assembleia com seus associados, seu quadro de funcionários e agricultores com o objetivo de socializar e avaliar as conquistas, os desafios e realizações dos Programas desenvolvidos pela entidade.

O agricultor Antônio Rodrigo de Sousa, morador da comunidade Veredas dos Anacletos, que fica à 43 km de Esperantina, participou do encontro. O quintal produtivo dele é um exemplo e recebe todos os anos vários grupos do Piauí, de outros Estados e até de outros País que desejam conhecer seu trabalho.

Antônio Rodrigo foi um dos primeiros agricultores a ser acompanhado pelo CERAC; ajudou a formar a entidade e hoje se orgulha de ser referência na produção orgânica no Estado, “eu me sinto emocionado ao falar do que o CERAC é hoje, porque acompanhei toda essa história e sou prova viva das vantagens do que é produzir de forma orgânica” explica. São mais de15 anos de produção orgânica em uma área de 50 mil metros quadrados. São tantos anos de agroecologia que o agricultor afirma quase não se lembra da época em que queimava a terra e usava agrotóxicos para combater as pragas de sua lavoura. Assim como o agricultor de Esperantina, outras centenas de famílias também são acompanhadas pelo CERAC, que as incentiva na criação de quintais produtivos de base agroecológica que garanta segurança alimentar e nutricional e geração de renda.

Hoje, a entidade trabalha com três Programas: o Programa de Organização, Capacitação e Geração de Renda para Grupos Comunitários na Região Norte e Meio Norte do Estado do Piauí, ou Programa de Misereor como é mais conhecido, cria células de produção em comunidades rurais. O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural feito em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/PI) visa criar condições para a promoção do desenvolvimento sustentável de assentamentos, por meio de uma prática educativa. A busca da convivência com o semiárido é o objetivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro desenvolvido pelo CERAC na região semiárida do Estado, o Programa visa a construção de tecnologias que acumulam a água da chuva que serão usadas na produção de alimentos no período mais seco do ano.

O CERAC é uma organização não governamental criada em 2003 que desenvolve um trabalho de incentivo à criação de quintais produtivos de base agroecológica que garanta segurança alimentar e nutricional e geração de renda para famílias agricultoras. Seu trabalho tem como foco a organização, o meio ambiente e a participação social na busca da qualidade de vida dessas famílias. A entidade atua nos municípios de Batalha, Piripiri, Assunção do Piauí, Milton Brandão, Esperantina, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí, Piracuruca, Pedro II, São João da Fronteira, Castelo do Piauí, Lagoa do São Francisco, Juazeiro do Piauí, Sigefredo Pacheco, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes e Domingos Mourão.

Especial para a RevistaAz
Com Paula Andréas – Comunicadora Popular

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana