Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Ano Letivo da Rede Estadual de Ensino inicia nesta segunda (25)

Publicado

em

Ano Letivo da Rede Estadual de Ensino inicia nesta segunda (25)Tudo pronto para o início do ano letivo nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. A abertura oficial acontecerá na manhã desta segunda-feira (25), às 7h, no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Prof. Raldir Cavalcante Bastos, localizado na Rua 2, número 2310, conjunto Renascença II.

Na oportunidade, a solenidade de início oficial do calendário letivo 2013 será aberta pelo governador Wilson Martins e pelo secretário da Educação, Átila Lira, e contará com a participação de superintendentes, diretores, gerentes regionais e toda a comunidade escolar da região.

Para o governador do Estado, Wilson Martins, este ano letivo começa com muitos diferenciais: os professores e alunos contarão com escolas equipadas e reformadas, além dos docentes receberem o novo piso salarial da categoria, que é acima da média nacional.

“O nosso desafio agora é superar mais uma vez as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostrando que os investimentos em Educação são fundamentais para o crescimento do Estado”, ressalta o governador.

Ainda segundo o governador, os professores da rede pública estadual já iniciam este período com o novo piso salarial aprovado junto à Assembleia Legislativa do Piauí. O menor salário que o Governo do Piauí pagará a seus professores é de R$ 1.814, sendo 15,84% acima do novo piso nacional do magistério.

Além da valorização do professor, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura trabalha na ampliação e adaptação de 120 escolas para o regime de tempo integral. “Além dessas adaptações, estamos construindo 33 novas escolas no Piauí e adquirindo novos 180 ônibus escolares e bicicletas para garantir a permanência do aluno na escola”, destacou Átila Lira, secretário da Educação.

Reuniões garantem pleno funcionamento das escolas para início do período letivo

Por intermédio das Gerências Regionais de Ensino (GREs), a Seduc vem realizando encontros sistemáticos desde o mês de janeiro, visando fortalecer o elo da sede com as Unidades Escolares de todos os municípios jurisdicionadas às GREs, para que possam fornecer o melhor trabalho pedagógico possível.

Segundo a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Eudina Rocha, a Secretaria tem se voltado neste último mês para o preparo do início do ano letivo.

“Estamos tomando todas as providências para que o ano de 2013 seja promissor para a educação do Estado. Além da parte pedagógica, estamos tentando melhorar as escolas no que diz respeito à estrutura física, encaminhando equipes para fazer o trabalho de organização das escolas”, salienta Eudina.

Joara Ribeiro, superintendente de Ensino da Seduc, afirma que é “através de reuniões, quinzenais com os diretores das unidades de ensino e mensais com as Unidades de Ensino e Unidade de Planejamento da Seduc, que fazemos um acompanhamento para monitorar as prioridades educacionais e as metas estabelecidas pelo Governo Estadual”, explica a superintendente.

Cefti Prof. Raldir Cavalcante Bastos

O Cefti Prof. Raldir Cavalcante Bastos foi escolhido para a abertura oficial do ano letivo por ser considerada escola pública de referência, devido sua atuação junto ao aprendizado dos alunos e o resultado significativo obtido com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde a escola apresentou uma média de 6,9, uma das melhores do Estado.

O Centro atende 340 alunos, do 4° ao 7° ano do ensino fundamental, na modalidade de tempo integral e vem ganhando destaque pelos excelentes resultados educacionais conseguidos. Programas, projetos, a dedicação dos professores, do núcleo gestor e a presença de pais e responsáveis na escola, elevaram-na ao patamar de melhor Índice da Educação Básica (Ideb) do Piauí.

Como diz Monteiro Lobato, o qual a escola homenageou ano passado, “Um país se faz com homens e livros”, e nesse espírito, o Raldir promove o desenvolvimento das habilidades de cada um através da leitura e escrita, aspectos importantíssimos para que bons resultados educacionais possam ser alcançados.

No ano de 2011, a Escola foi destaque levando o primeiro lugar do Prêmio Gestão Escolar e outras condecorações. Em 2012, recebeu mais um reconhecimento por seu trabalho com a doação de mais de 400 livros pelo Instituto Qualidade do Ensino (IQE). “Aqui existem alunos que leem mais de 15 livros por ano, bem acima da média brasileira que é de 4 livros”, destaca o diretor Carlos Soares.

Governo do Estado
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana