TRE extingue 85ª Zona Eleitoral de Joaquim Pires e agrega-a 41ª de Esperantina

Ao todo, 24 zonas eleitorais do Piauí foram alteradas pelo TRE-PI

134
41ª Zona Eleitoral de Esperantina (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), aprovou no dia 15 de agosto, a proposta de Resolução de rezoneamento eleitoral no Estado do Piauí, por meio da extinção, remanejamento, renomeação e recomposição de Zonas Eleitorais de todo o estado.

Segundo o TRE-PI, a mudança atende as Resoluções 23.422/2014 e 23.512/2017, bem como a Portaria nº 372/2017, todas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No seu parecer, o procurador Regional Eleitoral, Israel Gonçalves Santos Silva, manifestou-se pela extinção/remanejamento de Zona Eleitoral que não for sede de Comarca e pela permanência das Zonas Eleitorais sediadas em Matias Olímpio, Monsenhor Gil, Jerumenha, Campo Maior e em Parnaíba, as quais, embora não atendam na íntegra as normas do TSE, são necessárias para a eficiência e eficácia da Justiça Eleitoral.

Essa decisão atingiu a 85ª Zona Eleitoral de Joaquim Pires que agregava também o município de Murici dos Portelas, na região norte do estado.

Com a mudança, a 85ª foi extinta pelo TRE-PI e o município de Joaquim Pires passa a ser agregado à 41ª Zona Eleitoral de Esperantina que também agrega o município de Morro do Chapéu. Já o município de Murici dos Portelas passa a fazer parte da 33ª Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes.

A decisão também extinguiu a 86ª Zona Eleitoral de Nossa Senhora dos Remédios que passa a ser agregada à 49ª Zona Eleitoral do município de Porto.

Ao todo, 24 zonais foram alteradas pelo TRE-PI. Clique aqui e veja como ficou a mudança.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.