Polícia Militar orienta retorno das aulas e garante segurança a população

Cerca de 60 policiais militares estão em Esperantina para capturar os presos fugitivos do presídio e garantir a segurança da população

Representantes das forças de seguranças que estão Esperantina, convocaram na tarde desta segunda-feira (9), diretores de escolas da rede municipal de ensino e a imprensa, para orientar sobre o retorno das atividades escolares dentre outras pastas do município e garantiram policiamento ostensivo e a captura dos fugitivos da Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Coronel Márcio Oliveira (Foto: Kléber Oliveira)

O coronel Márcio Oliveira, comandante do Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLM), informou ao RevistaAZ.com.br que a polícia militar vai reforçar o policiamento no perímetro urbano e rural, principalmente nas imediações de escolas e postos de saúde para garantir o direito de ir e vir da população que está amedrontada com os últimos acontecimentos entre rebelião e fuga de detentos. O coronel negou que a polícia tenha trocado tiros com os fugitivos. “A maioria dos foragidos são de outros municípios e a tendência deles é fugir e não confrontar com a polícia”, disse.

(Foto: Kléber Oliveira)
ESTRUTURA DO PRESÍDIO

O coronel Márcio Oliveira disse que a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo encontra-se com 85% de sua estrutura destruída após a rebelião da última sexta-feira (6) e a medida agora é transferir a maior quantidade de presos possíveis para que o presídio seja reformado. “Já transferimos 142 detentos para outras penitenciárias. Temos um aparato de mais de 60 policiais que vão ficar na virgília do presídio, outros em campo para captura dos fugitivos e policiais para garantir a paz e a ordem no município“, disse.

Coronel Alberto Menezes (Foto: Kléber Oliveira)

O Coordenador Geral de Operações da Polícia Militar, o coronel Alberto Menezes, disse que a polícia militar não tem data determinada para sair do município. “Vamos ficar o tempo que for para capturar os presos foragidos e garantir que toda população esteja segura. Vamos realizar abordagens em carros, motos e transeuntes. Não vamos deixar os bandidos tocar o terror na cidade“, disse.

CONTATO PARA INFORMAÇÕES

Durante a reunião, a polícia divulgou os números de telefones para que a população possa ajudar a repassar informações sobre o paradeiro dos fugitivos e orientou a ligar primeiro para a polícia.

(Foto: Kléber Oliveira)
RETORNO DAS AULAS

A polícia orientou que a prefeitura retorne com as aulas na rede municipal e que vai fazer policiamento em todas as escolas da zona urbana e rural do município. A secretária de educação Bete Aguiar informou que as aulas retornarão nesta terça-feira (10).



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.