Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Municípios do Piauí e do Nordeste atingidos pela seca receberão R$ 135 milhões

Publicado em

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participa, nesta terça-feira, às 15h, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do termo de compromisso do ‘Programa Água para Todos’ com municípios do semiárido brasileiro em estado de emergência em decorrência da estiagem.

Serão investidos R$ 135 milhões na implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, que irão beneficiar mais de 40 mil famílias.

O governador Wilson Martins decretou estado de emergência em 175 municípios do Piauí, todos eles castigados por uma forte seca. No total, 210 municípios do estado estão nessa situação.

Wilson Martins justifica a renovação do estado emergencial com a permanência da situação, que considera anormal, de grave estiagem em vários municípios piauienses. Na maioria desses municípios não chove desde 2011.

Desde o início do fenômeno, o governador determinou à Secretaria Estadual da Defesa Civil a contratação de caminhões-pipa para atender a todas as comunidades em situação de dificuldade de aceso à água, programa que também conta com a parceria do Exército Brasileiro. São mais de 680 carros contratados, que atendem 107 municípios da região do Semiárido, a mais seca do Piauí.

Publicidade

Wilson Martins investiu na implantação de uma infraestrutura hídrica capaz de assegurar à população rural melhor convivência com a seca.

São barragens de grande, médio e pequeno portes – muitas delas já com água suficiente para garantir a sobrevivência dos rebanhos.

O governo também desenvolve o programa de construção de pequenas adutoras, que hoje atende localidades de 77 municípios.

*Com informações do MN

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana