Justiça Eleitoral identifica autor de fake news em Esperantina

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 10/10/2020 às 15h38
3015

Após diversas diligências empreendidas pela Justiça Eleitoral junto a provedores de internet e operadoras de telefonia celular e dados, foi identificado o autor do perfil “Esperantina Noticias“, que durante meses disseminou, de forma anônima, Fake News e acusações a políticos e figuras públicas da cidade de Esperantina, na rede social Facebook.

O autor das postagens e administrador do perfil é um estudante universitário, de 27 anos, residente no bairro Bernardo Rego, que já foi devidamente intimado para apresentar defesa na Representação ajuizada pela Comissão Provisória do Partido Progressista em Esperantina. A conta foi desativada por determinação judicial.

Agora, quem acusar falsamente um pretendente a cargo político com o objetivo de afetar sua candidatura poderá ser condenado à pena de dois a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. Essa pena poderá ser aumentada em um sexto, caso o acusado use o anonimato ou nome falso.

Antes, a legislação eleitoral previa detenção de até seis meses ou pagamento de multa para casos de injúria na propaganda eleitoral ou ofensa à dignidade ou ao decoro da pessoa.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.