Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Estabelecimentos de saúde no Piauí investem em ações para idosos‏

Publicado em

Atualmente, o Brasil possui 26,1 milhões de idosos, com 60 anos ou mais de idade. E a tendência é que esse número triplique no Brasil até 2050, segundo aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, um brasileiro que vive 75 anos teria uma média de 65 anos com qualidade de vida, sendo os últimos 10 associados a doenças, dependência de cuidados especiais e deficiências. Sendo que a população idosa representa a maior proporção de consumidores de saúde no país. A partir desses dados, hospitais e clínicas vêm focando em ações e projetos para melhor atender os idosos.

O presidente do Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi), Jefferson Campelo, argumenta que os custos dos serviços de saúde para o idoso são especialmente alto em diversos países do mundo e que no Brasil, não é diferente. “Isto se dá principalmente por conta da alta taxa de internação hospitalar que ocorre nesta faixa etária, devido vários fatores como doenças crônicas, pior autoavaliação da saúde e pior estado funcional”, afirma.

Apesar dos custos, o presidente do Sindhospi ressalta que houve melhoras significativas focadas no atendimento às pessoas da terceira idade. “Vários estabelecimentos de saúde vem desenvolvendo programas de melhoria de vida aos idosos, incluindo atividades educativas e assistenciais em suas unidades. Além da capacitação de profissionais para conhecer e abordar adequadamente os idosos. Como resultados, hospitais e clínicas estão conseguindo aumentar a qualidade de vida do idoso”, enfatizou.

Mesmo com os avanços nos programas para os idosos, o presidente ressalta que é preciso ações contínuas focadas na qualidade do atendimento primário de saúde e à formação de profissionais especializados em terceira idade. “É preciso também a implantação de políticas públicas de promoção e proteção à saúde ao idoso, assim como a formação de profissionais que tenham os conhecimentos fundamentais a respeito das peculiaridades do envelhecimento, como mudanças físicas, sociais e psíquicas, para que melhores condições de saúde e cuidado sejam oferecidas a essa população”, destacou o presidente.

*Por Marta Alecar

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana