Confira passo a passo de como pedir o auxílio emergencial de R$ 600

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 07/04/2020 às 15h42
2890

Nesta terça-feira (07), a Caixa Econômica Federal disponibilizou as plataformas para que os Microempreendedores Individuais (MEI) e trabalhadores totalmente informais realizem o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.

Para a realização do cadastro, a Caixa disponibilizou um aplicativo, disponível para AndroidiOS, um site, além do número 111 que é destinado para que a população tire dúvidas sobre o auxílio emergencial.

– Para realizar o cadastro pelo site (auxilio.caixa.gov.br) clique aqui.

Quem pode realizar o cadastro

O cadastro feito pelo site ou pelo aplicativo deve ser realizado somente por Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes individuais do INSS e trabalhadores que são totalmente informais. Pessoas que já possuem o Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do programa Bolsa Família não precisam realizar o cadastro.

Passo a Passo

– Ao entrar no site ou no aplicativo, o trabalhador deve clicar no ícone “realizar sua solicitação”.

– Em seguida, o trabalhador deve observar os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial. Caso se enquadre nas categorias, o trabalhador deve marcar a opção na qual declara que leu e se enquadra nos requisitos e que permite que seus dados sejam analisados.

– Na página seguinte, o trabalhador deve informar alguns dados como nome completo, CPF, data de nascimento e o nome da mãe.

– O próximo passo é fornecer o número de telefone e informar a operadora para que a Caixa envie um código de confirmação.

– Após receber o código numérico, o trabalhador deve preencher o espaço no qual é solicitado o código recebido via SMS e seguir para a próxima página.

– Em seguida, deve ser informada a renda mensal do trabalhador, o tipo de atividade que desenvolve, o estado e a cidade.

– Na página seguinte, será pedido que o trabalhador informe quantos integrantes  possui a família, o CFP, data de nascimento e o grau de parentesco com cada membro.

– Após preencher os dados da família, deve ser informado de que forma o trabalhador irá receber o auxílio: se é por uma conta já existente ou caso não possua, clique na opção “abrir conta e receber”.

– Em seguida, irá aparecer na próxima página um resumo com todas as informações do trabalhador, para verificar se todos os dados estão preenchidos corretamente.

– Na tela final, o trabalhador será informado que o cadastro foi realizado com sucesso e irá ser analisado.

– Ao voltar para a página inicial, é possível acompanhar a análise do pedido de auxílio emergencial.

Pagamento

De acordo com o calendário disponibilizado pela Caixa, para as pessoas inscritas no CadÚnico está previsto que o pagamento seja realizado a partir do dia 9 de abril. Para os demais beneficiários, como MEI e trabalhadores informais, a primeira parcela está prevista para o dia 14 de abril. A segunda parcela deve ser entre os dias 27 e 30 de abril, e a terceira entre 26 e 29 de maio.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.