Conecte-se conosco

Piauí

Aumenta para 18 o número de mortes provocadas por dengue no Piauí em 2024

Publicado em

O Piauí vive um momento alarmante em relação à dengue. Até o dia 8 de junho de 2024, o estado já registra 18 mortes pela doença, um número mais de seis vezes superior ao total de óbitos em todo o ano de 2023, quando foram confirmadas 4 vítimas. A confirmação dos casos mais recentes, duas mulheres, foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Os dados da Sesapi revelam que a situação é mais grave em alguns municípios. Bom Jesus, no Sul do estado, concentra o maior número de mortes, com 7 óbitos registrados. Em Teresina, a capital piauiense, 3 pessoas perderam a vida para a doença. Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina também apresentam um cenário preocupante, com 2 mortes em cada cidade. As cidades de João Costa, Manoel Emídio, Jerumenha e Floriano registraram um óbito por dengue cada.

Ainda conforme a Sesapi, sobre o óbito registrado em Esperantina, trata-se de uma mulher 86 anos.

O aumento no número de casos e mortes pela dengue no Piauí acende um alerta para a necessidade de medidas urgentes para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A Sesapi reforça a importância da participação da população na prevenção, através da eliminação de criadouros do mosquito em suas casas e locais de trabalho.

Medidas de prevenção contra a dengue:

  • Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti: água parada em recipientes como pneus, garrafas, latas e caixas d’água.
  • Manter as lixeiras tampadas.
  • Usar repelente contra mosquitos.
  • Usar roupas que cubram a maior parte do corpo.
  • Proteger telas e janelas com telas contra insetos.
  • Consultar um médico em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, manchas na pele e náuseas.

+ Acessadas da semana