Conecte-se conosco

Entretenimento

Alimentação antes e depois do treino. Saiba por que é tão importante

Publicado em

treinoAs pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um corpo saudável. Academias lotadas, parques com pessoas caminhando, correndo, pedalando. Estamos na era da vida saudável. Muitas questões surgem quando começamos a praticar exercícios, uma delas é referente à alimentação antes e depois do treino.

Na alimentação pré e pós-treino devemos priorizar o consumo de carboidratos e proteínas, que ajudam a desempenhar o aumento de massa muscular, os carboidratos são necessários para evitar que o corpo utilize a proteína presente no músculo como fonte de energia, assim preservando a estrutura do músculo.

ALIMENTAÇÃO PRÉ- TREINO

A refeição pré-exercício tem como objetivo fazer com que o praticante não se sinta fadigado e tenha um bomalimentacao desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos: aeróbico (corrida, ciclismo, luta) ou de força (musculação), a sugestão é investir em alimentos que são fontes de carboidratos. Mas não são todos os tipos de carboidrato são fontes de energia para o treino. Os carboidratos simples devem ser evitados, pois são digeridos rapidamente. Quando a digestão é acelerada, a taxa de glicose sobe e assim pode ocasionar picos de energia seguidos de queda energética rápida no organismo, podendo ocorrer tontura durante o treino. Os alimentos que contêm carboidratos simples são os refinados, como pão branco e doce, bolachas recheadas, mel e açúcares.

Antes dos treinos prefira os carboidratos complexos, pois demoram a ser digeridos e assim evitam a queda dos níveis glicêmicos. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, macaxeira, salada de frutas, iogurte ou açaí com grãos (linhaça dourada, granola, aveia).

ALIMENTAÇÃO PÓS- TREINO

alimentosApós o treino, o organismo age como uma esponja. Tudo que é ingerido é absorvido rapidamente, pois o corpo está necessitando de nutrientes para repor o que foi perdido durante o treino.

É preciso cuidado: se depois de um dia na academia ocorrer ingestão de alimentos pesados e gordurosos, o corpo absorve tudo o que perdeu no dia de treino. Para recuperação dos músculos, aposte nos alimentos que contenham proteína, como frango, peixe, queijos brancos, iogurte, ovos, leite.

A alimentação pré e pós-treino é extremamente importante no plano alimentar de um praticante de atividade física. É esta alimentação que fará com que o atleta tenha melhor rendimento, melhor recuperação e menor risco de lesão muscular. A alimentação pré-treino visa basicamente fornecer a energia para a realização do exercício. Já no pós-treino, sugere-se uma alimentação equilibrada com nutrientes necessários para repor a energia perdida durante o exercício e favorecer a recuperação dos tecidos.

É muito importante ainda o acompanhamento com um nutricionista, pois ele adequará as quantidades necessárias de cada nutriente de acordo com o objetivo e tipo de treino praticado, ou seja, fará uma dieta individualizada.

Publicidade

*Francisca Simone Sousa – Nutricionista Esportiva- Clínica. CRN6- 14715. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós-graduada em Nutrição Esportiva e Clínica pelo Instituto de Pesquisa Gestão e Saúde – IPGS/ Rio Grande do Sul.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana