Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Água no dia a dia do trabalhador: aprenda sobre bebedouros

Publicado em

Muitas vezes (seja em uma empresa ou mesmo uma obra), encontramos um bebedouro para garantir água para funcionários e trabalhadores. Não raro, estes bebedouros não oferecem água devidamente gelada e não atendem a demanda de usuários: ou o bebedouro não é apropriado ou a quantidade de equipamentos é insuficiente.

Antes de explicarmos o que diz a legislação, de antemão fazemos um alerta: se você é um empresário, saiba que está em desacordo com a legislação; e, caso seja funcionário, saiba que pode e deve requisitar os seus direitos.

O que a legislação fala sobre bebedouros

Para a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), todo trabalhador tem direito ao acesso à água não só potável, como também na temperatura ideal (gelada). Essa regra se encontra nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de números 18 e 24. Segundo as duas normas, a quantidade exata de água gelada é de 250ml/hora para cada empregado.

Segundo Carolina Dias, consultora de vendas da fabricante de bebedouro industrial Água Nova, é fácil que a capacidade do reservatório dos bebedouros forneça o fluxo de líquido adequado para cada pessoa (250ml/hora por trabalhador), mas os compradores dos bebedouros se esquecem que essa água tem que ser gelada e para isso é preciso de um bebedouro de maior capacidade:

Publicidade

“Se for utilizado um bebedouro com reservatório de pouca capacidade ou mesmo um bebedouro de pressão, não será possível que a água fique devidamente gelada, pois ela precisa de um tempo mínimo no reservatório para ficar com a temperatura ideal. O correto é a utilização de um bebedouro industrial.”

Além da água devidamente gelada, a legislação também exige:

  • O uso de copos individuais para cada empregado, ou seja, nunca poderão ser de uso coletivo. O ideal é o uso de copos descartáveis. Outra opção é a utilização de torneiras de hidrojato;
  • O funcionário não pode se deslocar mais do que 100m para beber água;
  • Para cada grupo de 50 funcionários, é preciso ter um bebedouro;

A escolha mais sensata: um bebedouro industrial

Muitas empresas utilizam bebedouros de pressão, no entanto eles não fornecem a quantidade de água gelada ideal. De nada adianta economizar na aquisição de um bebedouro se ele não provê água na temperatura ideal. Lembre-se: água natural não é água gelada. Um bebedouro em desacordo com a legislação pode ensejar multas.

Por tudo isto, um bebedouro industrial é a escolha mais correta para estes tipos de ambientes.

Muitos empresários acham que bebedouros destes tipos são sempre caros, no entanto eles geralmente são mais caros quando se utilizam de aço inox. Mas é preciso lembrar que há outras alternativas. Há um artigo muito bom sobre alternativas ao aço inox em bebedouros industriais.

Conclusão

Publicidade

O fato é que ninguém gosta de água quente. Ter um bebedouro que ofereça água gelada para os funcionários de uma empresa não só impede autuações por parte dos Auditores do Trabalho, como deixará os trabalhadores mais aptos ao desempenho de suas funções.

Visite o site da Água Nova: http://www.aguanovabebedouros.com.br/

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana